Jslles23@blogspot.com
COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
ANANÁS, 14 DE ABRIL DE 2011
ALUNOS (AS): ................................................................
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO
LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL
1. Leia o texto em que um dos vendedores de uma empresa mineira escreve alguns faxes para o seu gerente de vendas.
O Fax do Nirso
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: 'Seo Gomis o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa, Abrasso, Nirso.' Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro: 'Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tô xegando. Abrasso, Nirso.' No dia seguinte: 'Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso.' No outro: 'Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso'. E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse: - Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens de fax do vendedor: 'A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado, O Prizidenti.
a) Que situação é narrada pelo texto que você acabou de ler?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que depois de receber e ler as mensagens de “Nirso”, o gerente de vendas ficou tão preocupado com a imagem da empresa que foi falar com o presidente?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O presidente entendeu o motivo de tanta preocupação por parte do gerente em relação as mensagens enviadas por “Nirso”? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual foi a providência tomada pelo presidente para resolver a situação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O narrador afirma que o presidente da tal empresa “é um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários”. Em relação às mensagens de Nirso lidas por ele, o que de fato o presidente levou em consideração? Por quê?
Jslles23@blogspot.com
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Você considera que a linguagem usada por Nirso nas mensagens de fax está adequada ao cargo que ele ocupa na empresa e à situação de comunicação narrada no texto? Explique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) De qual região ou estado brasileiro “Nirso” é? O que identifica de onde ela é?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia outro texto:
Rui Barbosa e o Ladrão de Galinhas
Certa vez, um ladrão foi roubar galinhas justamente na casa do escritor Rui Barbosa1. O ladrão pulou o muro, e cercou as galinhas.
Naquele alvoroço, Rui Barbosa acordou de seu profundo sono, e se digirigiu até o galinheiro.
Lá chegando, viu o ladrão já com uma de suas galinhas, e disse:
"_ Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínsico do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdôo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopéia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que darte-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas."
O ladrão todo sem graça se virou e disse: “_Cumé seu Rui, posso levar a galinha ou não???"
a) O ladrão entendeu ao final o que Rui Barbosa lhe disse ao pegá-lo em flagrante? Que trecho do texto comprova sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) O texto acima exemplifica claramente a diferença entre uma linguagem bastante formal e outra informal? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1 Rui Barbosa foi um dos maiores escritores brasileiros no que se refere ao domínio da língua padrão tanto falada quanto escrita. É conhecido como o “pai da língua portuguesa. Tem-se até mesmo um dia do ano em sua homenagem, 05 de novembro, dia da língua portuguesa.
Jslles23@blogspot.com
c) Você compreendeu o que Rui Barbosa disse ao ladrão ao pegá-lo em flagrante roubando suas galinhas ou você ficou como o ladrão? Explique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quais expressões e palavras acabam tornando a fala de Rui Barbosa ao ladrão imcompreensível para o ladrão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Pesquise no dicionário as expressões em destaque no texto e diga e sugira um sinônimo para cada uma:
______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Releia abaixo o trecho do texto referente à fala de Rui Barbosa:
"_ Não é pelo bico-de-bípede, nem pelo valor intrínsico do galináceo; mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se for por mera ignorância, perdôo-te. Mas se for para abusar de minha alma prosopopéia, juro-te pelos tacões metabólicos de meus calçados, que dar-te-ei tamanha bordoada, que transformarei sua massa encefálica, em cinzas cadavéricas."
a) Observe as formas verbais usadas por de Rui Barbosa. Elas correspondem a que pessoa do discurso: ao Eu, Tu ou Ele? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Se o ladrão estivesse no seu quintal, como você falaria o que Rui Barbosa disse a ele. Reescreva a fala de Rui Barbosa para uma linguagem mais simples, próxima do nosso cotidiano.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jslles23@blogspot.com
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom Trabalho!
Professora Juliane
Um comentário:
Adorei essa atividade. Vai caber direitinho na minha aula! obrigada por compartilhar! :)
Postar um comentário