Translate

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ATIVIDADE SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM

Leia os trechos de texto abaixo e identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:

a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves). (PERSONIFICAÇÃO)
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor. (METONÍMIA, CONTINENTE PELO CONTEÚDO)
c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque). (COMPARAÇÃO)
e) Sentou-se no braço da poltrona para descansar. (CATACRESE)
f) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente. (ANTÍTESE)
h) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro. (EUFEMISMO)
i) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor! (IRONIA)
j) Já lhe disse isso um milhão de vezes (HIPÉRBOLE)
l) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!” (PROSOPOPÉIA)
m) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa). (PROSOPOPÉIA)
nu) A Amazônia é o pulmão do mundo. (METÁFORA)
v) “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes) (ANTÍTESE)

OBS: as respostas a cada alternativa estão entre parênteses. Ressalto que há dúvidas na resposta correta da letra m)

Um comentário:

Unknown disse...

me passa as respostas destas questoes?é para um seminario da escola