Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FALANDO DE PROFESSOR


Falador 1: "... __Lá vão o professor e a professora. Não sei como aguentam!? Um dia, é o aluno..., que não quer fazer a tarefa. Outro dia, o diretor..., que lhes chama para dizer "poucas e boas" do seu trabalho tão bem realizado! Na semana seguinte, é o colega de matemática, que não colabora com a ortografia dos meninos do 6º ano. No final do mês, ..."Avimaria!!" É o salário. Mal dá pra pagar as contas! E ainda tem que sobrar para cobrir os cadernos dos alunos para as aulas de redação, comprados lá na vendinha do seu João. Coitados! Deles fazem até piada, como aquela do estado do professor.
E ele ou ela?!"...
Falador 2: "...__Nem ligam! Sabem dá certeza cravada em suas consciências de que, de um modo ou de outro, procuram fazer a sua parte.

O professor e a professora não ligam para as piadas, nem para as frases de piedade e compaixão dispensadas. Ele e ela sabem que a jornada é dura, que para eles sobraram o mais sujo dos trabalhos e a mais pesada das missões: educar, tornar humano o ser humano.
Ele e ela sabem que "sua influência jamais cessa", e desempenhar bem seu ofício é a única coisa que lhe é possível. Não há margem para mais ou menos; deles partem o bom e também o ruim. Eles são responsáveis pelas sementes que brotam e por aquelas esquecidas no caminho. Estas, sabem que é preciso recolher todos os dias e insistir no cultivo.
Para ele e ela, professores, num Brasil de tantas injustiças, analfabetismo, pobreza e desigualdade, não há tempo para pensar em como podia ser, mas somente há tempo para fazer o que pode ainda fazer para construir, de fato, um Brasil melhor.


Parabéns colegas professores,
nosso dia são todos os dias que enfrentamos nestas escolas públicas Brasil à fora, sempre
com a esperança de que dias melhores virão para nós, nossos alunos e para a Educação do Brasil, que tanto precisa de nós!


Juliane P. Sales/jslles@blogspot.com

Nenhum comentário: