Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SHOPPING DE TEXTOS

O Shopping de textos é uma atividade de leitura do projeto de leitura “Para formar Leitores Competentes” destinado à leitura e exposição de textos de diferentes gêneros.
Este ano atividade foi realizada com a turma do 7º ano “C” verspertino que selecionou, estudou e preparou todo o acervo de textos para a exposição.
A atividade Shopping de Textos se divide em dois momentos. O primeiro se acontece dentro da sala e o segundo seria a exposição dos textos que recebe o nome de Shopping de Textos.
Durante algumas semanas que antecedem o dia marcado para a exposição, o professor com a turma escolhida escolhe determinado gênero que esteja de acordo com o conteúdo programado para aqulele período e então realizam estudos, pesquisas e seleção de textos daquele gênero para a exposição.
Dessa forma, entre o perído de final do 1º bimestre e início do 2º bimestre a turma do 7º ano C, sob nossa orientação, realizaram atividades voltadas à leitura, análise, pesquisa e seleção de textos do gênero História em Quadrinhos: Tiras, charges, Gibis.
Através da História em Quadrinhos foi possível trabalhar em sala de aula conteúdos como linguagem verbal e não-verbal; figuras de linguagem (onomatopéia); pontuação; diagramação dos textos; elementos da narrativa e transposição de gêneros. Foram várias as situações didáticas pelas quais podemos trabalhar as histórias em quadrinhos na sala de aula do 7º ano C. Atividades e procedimentos de leitura colaborativa (leitura comentada, em voz alta, coletiva com auxílio de projetor de slides e computador); atividades de interpretação e análise linguísitca dos textos; atividades de produção (reescritura de fala de personagens, observando a pontuação adequada); produção de onomatopéias; produção de diálogos em quadrinhos; transposição de narrativas escritas para quadrinhos. Os alunos tiveram também que pesquisar sobre personagens como Turma da Mônica, Zé Carioca, Mônica, Cebolinha, Mafalda, Calvin, Haroldo e outros para que pudessem estar por dentro do assunto na hora de expor para os colegas no momento do Shopping.
A idéia de trabalhar a ação “Shopping de textos” com Histórias em Quadrinhos e com a turma do 7º ano “C” correspondeu a uma ação colaborativa com a professora de matemática, Clean, que estava desenvolvendo com os alunos do 7º abno “A”, “B” e “C” a produção de HQs com a história dos números inteiros. Então, em planejamento conjunto com ela, decidimos trabalhar com este gênero na ação.
De fato, a segunda parte do Shopping de Textos é a parte de exposição de todo este trabalho realizado em sala de aula. Durante a exposição, os alunos responsáveis pela a ação junto com a professora responsável apresentam para as turmas visitantes todo o trabalho realizado, explicam os passos que tiveram para chegar até ali, mostram e explicam as características do gênero em foco.

Registros da ação estão postados em vídeo neste blog com mesmo título da ação.

Nenhum comentário: