Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO DE ARTES COM O 6º “A” E “B”

 

As fotos aqui apresentadas são referentes ao procedimentoa aula explicativa com auxílio de data show e hipertexto/internet, aula realizada no dia 07/11/2011. A aula foi desenvolvida com as duas turmas no Teleposto da escola, pois é um local adequado para aulas com esse tipo de mídia devido os equipamentos já se encontrarem ligados.

O objetivo da aula foi explicar e discutir com os alunos as caracterísitca histórico-conceituais das manifestações culturais religiosas e populares dos estadi possível apresentar aos alunos imagensoos do Norte, inclusive Pará e Tocantins, estado de origem da mioria dos alunos das duas turmas. Com auxílo do hipertexto foi possível apresentar aos alunos fotografias e imagens emblemáticas de festas populares e religiosas com0 Folia de Reis, Dança do Divino, Carimbó, Congada, Festa indígena, Círio de Nazaré, artesanato do Capim Dourado, localização regional dos estados no mapa brasileiro. Tudo para trazer uma perspectiva concreta do conteúdo para os alunos, visando a deixar amis caracterizado em seu imaginário a arte de cada uma destas manifestações.

O bservemos:

DSC08380

Neste momento, estamos iniciando a aula com a distribuição do texto de apoio para a aula explicativa: vamos utilizar o texto como informativo para os alunos ao falarmos das caracterísitcas de cada manifestção apresentada na tela. Observe como o aluno bem à frente está surpreso com a novidade da aula. É a primeira vez que eles participam de uma aula explicativa com apoio do hipertexto, foi difícil até mesmo de controlar alguns, porque queriam mexer no notebook, na tela etc. Mas a aula flui bem.

DSC08385

Aqui, estamos explicando a proposta da aula, fazendo um feedback da aula anterior em que introduzimos os conceitos da relação cultura e arte, cultura popular, manifestação artística popular.

DSC08382 (2)

Apresentação do mapa da Regiõ Norte. O objetivo é que os alunos visualizem a região, localizando os estados pertencentes à mesma, principalmente o Tocanins e Pará. Um pouco de Geografia, não!

DSC08394

Alunos acompanham a aula lendo confirindo as informções ditas no texto escrito.

DSC08386

DSC08391

Aqui, estamos discutindo com os alunos, aspectos da cultura indígena, muito influente na cultura do Pará. A forma de se enfeitarem para as festividades, uso de colares, cores fortes.

DSC08399

A Dança do Carimbó – Pará

DSC08413

O artesanato do Capim Dourado – Tocantins

DSC08408

Aluna lendo informaões no texto em voz alta com reforço das explicaçãoes, todos acompanham nas suas cópias.

DSC08414

Falando para os alunos sobre a comunidade quilombola Munbuca que criou o artesanato com o Capim Dourado.

 

PLANEJAMENTO DESENVOLVIDO POR: Professoras Juliane e Ivameire

Nenhum comentário: