Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE VERBOS E TEMPOS VERBAIS



SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE POEMA
                                   6º E 7º ANOS – Escola Paroquial São Pedro
Esta sequência pode ser aplicada a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental que tenham sido introduzidos ao conteúdo de verbos e tempos verbais e estejam estudando o gênero poético:

 I

INFÂNCIA (Lalau)

Chutei bola na chuva,
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,
Xinguei a professora,
Apanhei dos mais velhos,
Bati nos mais novos,
Quebrei uma duzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,
Tremi de medo,
Escorreguei na lama,
Fiz xixi na cama,
Soltei pipa,
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,
Ganhei um presente,
Tive dor de dente,
Caí do muro,
Chorei no escuro,
Faltei na escola,
Descobri um tesouro,
Sonhei com besouro,
Libertei passarinho,
Fui uma história em quadrinho
                                               


INTERPRETAÇÃO
1.      Sobre o que o poema está falando?
2.      Veja os versos:

Chutei bola na chuva,
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,(...)
    
Quebrei uma duzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,(...)
Soltei pipa,                                  
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,(...)
a)      Na sua opinião, quem está falando sobre suas brincadeiras de infância? Um menino ou uma menina? Por quê?
b)      Na sua opinião, esse menino ou menina ainda são crianças ou não? Por quê?
c)      Esse menino ou menina foi uma criança feliz? Por quê?  
d)      Você também brinca ou já brincou de algumas dessas brincadeiras?

3.      O texto Infância é um:

(    ) conto                              (    ) poema                  (    ) notícia

4.      Quantos versos há?

5.      Quantas estrofes?


6.      Você viu ao final de cada verso que as palavras combinam os sons uva/chuva, novos/ovos, joelho/coelho. Isso nós chamamos de rimas do poema. Pense em rimas e complete os pares de palavras:

RIMA: É A COMBINAÇÃO DE SONS ENTRE UM VERSO E OUTRO


Banana/............
Bola/...............
Porta/.............
Céu/.................

Mel/................
Uva/..................

ANÁLISE LINGUÍSTICA
7.      Veja as palavrinhas destacadas neste trecho do poema. Que tipo de palavras são essas?

(   ) substantivos     (   ) verbos      (   ) adjetivos     
8.Complete as famílias de palavras:
verbo
substantivo
adjetivo
quebrar
quebra
quebradiço
rachar



escorregão
escorregadio

9.No poema o poeta nos conta sobre as brincadeiras que fazia quando criança. Para isso ele usa os verbos no:
(   )passado        (     ) presente         (    ) futuro

11.Complete a tabela dos verbos:

passado
presente
futuro
Forma natural
andei
ando

andar
fui

irei
ir

faço
farei

perdi
perco

perder

12.Reescreva os versos abaixo, passando os verbos para o futuro:
                                  PRESENTE                                         FUTURO
Fiz xixi na cama     ............................                              .................................
Soltei pipa             ..............................                            ................................
Criei um coelho      ... ...........................                           ................................
Andei no mato        ............................                              .................................
Perdi um sapato     ...........................                                 .................................


PROPOSTA DE PRODUÇÃO (POEMA)
Você viu que no poema todos os verbos estão no passado (pretérito perfeito do  indicativo). Isso porque o eu-lírico (a voz do poema) que já não é mais criança, fala da sua infância passado, das brincadeiras que fazia. Certo!
EU-LÍRICO: É O TERMO QUE SE DÁ À VOZ DO POEMA. NUMA COMPARAÇÃO SIMPLES SERIA O NARRADOR DO POEMA.

Agora, coloque-se no lugar do poeta, você que ainda é criança ou adolescente, e tente imaginar o que você fará no futuro quando for adulto, as atividade ou coisas que você queira realizar.
Imaginou?
Agora,  escreva um pequeno poema, de versos curtos, assim como o poema de Lalau. Para isso, use os verbos ser, fazer, comprar, construir, trabalhar, namorar, casar, viajar ou outros que identifiquem o que você deseja fazer quando crescer. só que com os verbos no futuro. Observe o modelo:

Um comentário:

cintia disse...

Muito relevante para o estudo dos nossos alunos pois é de fácil compreensão.Tenho certeza que os professores atuantes estão muito felizes com sua contribuição.arrasou professora Juliane.