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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROJETO SOLETRANDO - Profª Juliane Sales


GOVERNO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Diretoria Regional de Araguaína

COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS

ANANÁS-TO

PROJETO SOLETRANDO (AÇÃO PPP/PDE)

AUTOR (A): Professora Juliane Pereira Sales


OBJETIVOS:

  • Envolver os alunos numa atividade lúdica de estudo da ortografia de palavras usuais da língua portuguesa.
  • Reconhecer os aspectos gramatical e de uso das palavras conforme definição e aplicação no discurso.

PARTICIPANTES:

Alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. 07 turmas ao todo.

O Número de palavras a serem soletradas são 50, distribuídas em 4 rodadas de 20 palavras, e uma de 10. As palavras foram retiradas de conteúdos estudados em sala de aula, do cotidiano e de conteúdos de matemática (termos muito usados pelos alunos durante as elaboraçoes das ações para o Projeto Geometria e Arte do último dia 18/05.)

METODOLOGIA:

  • Distribuir aos alunos uma lista de 50 palavras: termos do cotidiano, conteúdos trabalhados em sala e termos matemáticos:
  • Realização de uma prévia em sala de aula para escolha do grupo representante da turma na competição;
  • Trabalhar em sala regras de ortografia referente a s/ss/c/ç, c/ç, s/z, s/ss j/g, l/u;
  • Realização de dois soletrandos: um no horário matutino e outro no verspertino com dinâmica semelhante ao Soletrando do Caldeirão do Huck;
  • Para a soletração os alunos usarão um microfone e a palavra será digitada no teclado do computador e projetada na tela de projeção para que todos vizualizem. Os professores jurados usaram de dicionários e de uma lista de frases com as palavras e outra semelhante a entregue aos alunos antes do Soletrando com todas as palavras do jogo.
  • Não há premiação aparente.

RECURSOS

· Cópias de lista de palavras em A4;

· Microfone e caixa de som;

· Computador, projetor de imagens;

· Cadeiras;

· Galpão da esola;

· Diconários;


AVALIAÇÃO

· Os alunos devem memorizar as palavras que têm facilidade em confundir, dominar regras ortográficas e fonéticas para uso do s/ss/ç/c, por exemplo, e descobrir que pode-se ter maneiras mais divertidas de se aprender a ler e escrever corretamente. Para tanto, deve compreender as regras que determinam a escrita de determinada palavra, e assim, seu valor ortográfico na posição que ocupa no vocábulo.



REGRAS DO JOGO:

1ª – 1 grupo de quatro alunos representará sua turma participante do 6º ao 9º anos. Sendo este escolhido pela própria turma de alunos numa competição em sala entre grupos de quatro alunos. Se são 7 turmas, entre turma A e B de cada série/ano, então serão 7 grupos competidores.

2ª – Serão 4 rodadas de 50 plavras. Em cada rodada participa um aluno de cada grupo, formando assim um grupo de sete por cada rodada e o aluno vencedor de cada rodada é classificado para o grupo finalista.

3ª - Ao ser lançada a palavra para o aluno, este poderá pedir a definição da palavra a um dos jurados sua aplicação numa frase para que isso facilite sua soletração, ou sua definição no diconário;

4ª - Cada aluno tem 1 min. para pensar a palavra e começar a soletrá-la. Ao começar a soletrar, ao aluno não é permitido retornar ao início da soletração caso perceba algum erro de letra da palavra. O aluno deve iniciar apenas uma vez cada palavra e terminá-la, mesmo que perceba o erro.

5ª - Caso o aluno erre, ele tem a chance de esperar que o participante seguinte erre também para que ele tenha chance de continuar no jogo. Ao contrário, o participante seguinte acertar a soletração, no final da rodada o participante que errou é eliminado e não pode se classificar para a final;

6ª - haverá apenas um ganhador, aquele que conseguir chegar invicto ao final do jogo e junto com ele será também vencedora a turma que ele representar;

7ª – Não há premiação aparente; o jogo tem um objetivo de desenvolver habilidades para a escrita;

8ª – Apenas três jurados que deverão definir a palavra para o aluno ou ler a frase na qual a palavra é aplicada conforme escolha do locutor do jogo.


Julaine Pereira Sales/jslles23@blogspot.com

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