Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MANIFESTAÇÕES ARTÍSITCAS DA REGIÃO NORTE

 

PLANEJAMENTO DE ARTES DO 6º ANO “A” E “B”

TEMA: MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES DA REGIÃO NORTE

EIXO-NORTEADOR: CONTEXTUALIZAÇÃO (HISTÓRIA DA ARTE) E FAZER ARTÍSTICO

COMPETÊNCIA: ter atitude de respeito às produções das diferentes culturas pertinentes ao patrimônio cultural da região norte do Brsil, incluindo os estados do Pará e Tocantins, nos quais o aluno e o artísta estão inseridos, e perceber as diferenças entre os padrões estéticos e os artísitcos de diferentes etnias e grupos sociais.

HABILIDADE:

Compreender os significados da arte como manifestação humana que possibilita a nossa comunicação e expressão com o mundo.

Reconhecer traços da cultura indígena nas difereontes manifestações artísitcas da região norte;

Ler criticamente imagens de figuras exóticas que traduzem determinada arte de determinado estado do norte;

Relacionar novo conhecimento com o que já sabe de determinada manifestação artísitca;

Ler em voz alta obedecendo a entonação/pontuação para a compreensão textual;

Expressar oralmente compreensão sobre o que está lendo;

ler texto com auxílio de material gráfico;

Ouvir o outro de forma a compartilhar experiências;

 

CONTEÚDO

Manifestações artísitcas populares da região norte:

-conceito de cultura e arte;

-conceito de cultura popular;

- conceito de manifestação artística;

- contextualização e descriação de manifestações artísitcas do norte: religiosas e artístico-culturais:

Pará: Círio de Nazaré, Festival de Parintins; carimbó; congada ou congo;

Tocantins: Folia de Reis, Carvalhada;

Rondônia: Dança do Divino.

 

PROCEDIMENTOS

Aula de leitura colaborativa de imagem do mapa cultural do Brasil;

Aula explicativa com auxílio de data show e hipertexto/internet;

Leitura silenciosa de texto informativo sobre as diferentes manifestações do norte;

Apresentação de seminário em dupla;

Chamada oral: perguntas e respostas sobre conteúdo da aula explicativa;

Produção de cartazes temáticos;

Montagem de mapa cultural: com desenhos das diferentes culturas do Brasil em cada região.

Exposição de mapa no mural da escola;

 

RECURSOS

 

-Textos impressos em A4

-Sala de Aula;

-Sala Teleposto;

-Aparelho de projeção de imagens (data show);

-tela de projeção;

-notebook ligado à internet

-cartolinas;

-lápis de cores, pincéis atômicos coloridos, cola, fita adesiva, tesoura, folhas 44, pátio da escola, mural.

 

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua, levando em consideração aspectos e valores atitudinais como:

- Ao final das aulas deste planejamento os alunos devem chegar à compreensão de que o Brasil culturalmente é um país multicultural. Sua população é raíz de diferentes raças, sua cultura é diversa, marcada por aspectos da cultura popular.

- Adquirir respeito por manifestações culturais e artísitcas da própria região, reconhecendo seu valor étinico e artísitco para identificação do povo do norte, sentindo-se como parte disso, a partir de reconhecer no seu contexto local influência desta multicultura.

REFERÊNCIAS

Referencial Curricular das Escolas Tocantinenses de Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos. Palmas, 2009.

http://www.capimdouradojalapao.com/

http://www.jornalsobretudo.com/imagens/folia-de-reis1.

http://www.belemdopara.tur.br/fotos/category/12-carimbo.html

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm

Nenhum comentário: