PLANEJAMENTO DE ARTES DO 6º ANO “A” E “B”
TEMA: MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS POPULARES DA REGIÃO NORTE
EIXO-NORTEADOR: CONTEXTUALIZAÇÃO (HISTÓRIA DA ARTE) E FAZER ARTÍSTICO
COMPETÊNCIA: ter atitude de respeito às produções das diferentes culturas pertinentes ao patrimônio cultural da região norte do Brsil, incluindo os estados do Pará e Tocantins, nos quais o aluno e o artísta estão inseridos, e perceber as diferenças entre os padrões estéticos e os artísitcos de diferentes etnias e grupos sociais.
HABILIDADE:
Compreender os significados da arte como manifestação humana que possibilita a nossa comunicação e expressão com o mundo.
Reconhecer traços da cultura indígena nas difereontes manifestações artísitcas da região norte;
Ler criticamente imagens de figuras exóticas que traduzem determinada arte de determinado estado do norte;
Relacionar novo conhecimento com o que já sabe de determinada manifestação artísitca;
Ler em voz alta obedecendo a entonação/pontuação para a compreensão textual;
Expressar oralmente compreensão sobre o que está lendo;
ler texto com auxílio de material gráfico;
Ouvir o outro de forma a compartilhar experiências;
CONTEÚDO
Manifestações artísitcas populares da região norte:
-conceito de cultura e arte;
-conceito de cultura popular;
- conceito de manifestação artística;
- contextualização e descriação de manifestações artísitcas do norte: religiosas e artístico-culturais:
Pará: Círio de Nazaré, Festival de Parintins; carimbó; congada ou congo;
Tocantins: Folia de Reis, Carvalhada;
Rondônia: Dança do Divino.
PROCEDIMENTOS
Aula de leitura colaborativa de imagem do mapa cultural do Brasil;
Aula explicativa com auxílio de data show e hipertexto/internet;
Leitura silenciosa de texto informativo sobre as diferentes manifestações do norte;
Apresentação de seminário em dupla;
Chamada oral: perguntas e respostas sobre conteúdo da aula explicativa;
Produção de cartazes temáticos;
Montagem de mapa cultural: com desenhos das diferentes culturas do Brasil em cada região.
Exposição de mapa no mural da escola;
RECURSOS
-Textos impressos em A4
-Sala de Aula;
-Sala Teleposto;
-Aparelho de projeção de imagens (data show);
-tela de projeção;
-notebook ligado à internet
-cartolinas;
-lápis de cores, pincéis atômicos coloridos, cola, fita adesiva, tesoura, folhas 44, pátio da escola, mural.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, levando em consideração aspectos e valores atitudinais como:
- Ao final das aulas deste planejamento os alunos devem chegar à compreensão de que o Brasil culturalmente é um país multicultural. Sua população é raíz de diferentes raças, sua cultura é diversa, marcada por aspectos da cultura popular.
- Adquirir respeito por manifestações culturais e artísitcas da própria região, reconhecendo seu valor étinico e artísitco para identificação do povo do norte, sentindo-se como parte disso, a partir de reconhecer no seu contexto local influência desta multicultura.
REFERÊNCIAS
Referencial Curricular das Escolas Tocantinenses de Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos. Palmas, 2009.
http://www.capimdouradojalapao.com/
http://www.jornalsobretudo.com/imagens/folia-de-reis1.
http://www.belemdopara.tur.br/fotos/category/12-carimbo.html
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário