Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESCOLA (PAULO FREIRE)

Escola é

... o lugar que se faz amigos.


Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.


Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FALANDO DE PROFESSOR


Falador 1: "... __Lá vão o professor e a professora. Não sei como aguentam!? Um dia, é o aluno..., que não quer fazer a tarefa. Outro dia, o diretor..., que lhes chama para dizer "poucas e boas" do seu trabalho tão bem realizado! Na semana seguinte, é o colega de matemática, que não colabora com a ortografia dos meninos do 6º ano. No final do mês, ..."Avimaria!!" É o salário. Mal dá pra pagar as contas! E ainda tem que sobrar para cobrir os cadernos dos alunos para as aulas de redação, comprados lá na vendinha do seu João. Coitados! Deles fazem até piada, como aquela do estado do professor.
E ele ou ela?!"...
Falador 2: "...__Nem ligam! Sabem dá certeza cravada em suas consciências de que, de um modo ou de outro, procuram fazer a sua parte.

O professor e a professora não ligam para as piadas, nem para as frases de piedade e compaixão dispensadas. Ele e ela sabem que a jornada é dura, que para eles sobraram o mais sujo dos trabalhos e a mais pesada das missões: educar, tornar humano o ser humano.
Ele e ela sabem que "sua influência jamais cessa", e desempenhar bem seu ofício é a única coisa que lhe é possível. Não há margem para mais ou menos; deles partem o bom e também o ruim. Eles são responsáveis pelas sementes que brotam e por aquelas esquecidas no caminho. Estas, sabem que é preciso recolher todos os dias e insistir no cultivo.
Para ele e ela, professores, num Brasil de tantas injustiças, analfabetismo, pobreza e desigualdade, não há tempo para pensar em como podia ser, mas somente há tempo para fazer o que pode ainda fazer para construir, de fato, um Brasil melhor.


Parabéns colegas professores,
nosso dia são todos os dias que enfrentamos nestas escolas públicas Brasil à fora, sempre
com a esperança de que dias melhores virão para nós, nossos alunos e para a Educação do Brasil, que tanto precisa de nós!


Juliane P. Sales/jslles@blogspot.com

PROFESSOR (Carlos Drummond de Andrade)

sábado, 16 de outubro de 2010

FEIRA DAS PROFISSÕES (AÇÃO)PPP/PDE 2010

Durante uma semana nas aulas de história, alunos do 6º ao 9º anos estudaram sobre profissões como: médico, dentista, jogador de futebol, produtor rural, veterinário, professor, advogado, contador e várias outras; desde a origem dessas profissões aos dias atuais. Com base neste estudo, juntamente com a professora de história prepararam um exposição oral sobre estas e outras profissões, que foi apresentada no dia 30 de abril com o nome de “Feira das Profissões”, ação 24 do PDE.

Terminada as exposições dos alunos sobre as diferentes profissões, todos vestidos a caráter para cada profissional representado, as turmas de alunos do 6º ao 9º anos foram convidadas a se dirigirem às suas classes com dois professores, reunirem-se de 2 a 4 grupos, escolherem uma dentre as profissões apresentadas, discutirem sobre ela e depois redigirem, sob orientação dos professores, pequenos manuais com base no que ouviram e entenderam dos colegas no momento das exposições .

A ação Oficina de Língua Portuguesa interdisciplinar com História, também do PPP/PDE, entrou como segunda parte da “Feira das Profissões”. Uma atividade de produção escrita de textos instrucionais, não mais envolvendo apenas as turmas de 8º e 9º anos, mas também as de 6º e 7º anos para que atendesse á mesma quantidade de alunos que a primeira ação.

No final do trabalho de produção, os alunos foram convidados a retornar ao Galpão da escola onde assistiram às exposições para apresentarem seus textos. A apresntação dos textos produzidos tinha o caráter avaliativo: a produção em si (pontuação, orotgrafia, paragrafação, coesaõ com o gênero), se o texto tinha ou não coerência com o que tinha sido falado sobre determinada profissão e profissinal, além de avaliar o nível de escrita dos alunos para a produção de texto instrucional.
Registros da Feira das profissões estão expostos neste blog no vídeo que leva o mesmo nome da ação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SHOPPING DE TEXTOS

O Shopping de textos é uma atividade de leitura do projeto de leitura “Para formar Leitores Competentes” destinado à leitura e exposição de textos de diferentes gêneros.
Este ano atividade foi realizada com a turma do 7º ano “C” verspertino que selecionou, estudou e preparou todo o acervo de textos para a exposição.
A atividade Shopping de Textos se divide em dois momentos. O primeiro se acontece dentro da sala e o segundo seria a exposição dos textos que recebe o nome de Shopping de Textos.
Durante algumas semanas que antecedem o dia marcado para a exposição, o professor com a turma escolhida escolhe determinado gênero que esteja de acordo com o conteúdo programado para aqulele período e então realizam estudos, pesquisas e seleção de textos daquele gênero para a exposição.
Dessa forma, entre o perído de final do 1º bimestre e início do 2º bimestre a turma do 7º ano C, sob nossa orientação, realizaram atividades voltadas à leitura, análise, pesquisa e seleção de textos do gênero História em Quadrinhos: Tiras, charges, Gibis.
Através da História em Quadrinhos foi possível trabalhar em sala de aula conteúdos como linguagem verbal e não-verbal; figuras de linguagem (onomatopéia); pontuação; diagramação dos textos; elementos da narrativa e transposição de gêneros. Foram várias as situações didáticas pelas quais podemos trabalhar as histórias em quadrinhos na sala de aula do 7º ano C. Atividades e procedimentos de leitura colaborativa (leitura comentada, em voz alta, coletiva com auxílio de projetor de slides e computador); atividades de interpretação e análise linguísitca dos textos; atividades de produção (reescritura de fala de personagens, observando a pontuação adequada); produção de onomatopéias; produção de diálogos em quadrinhos; transposição de narrativas escritas para quadrinhos. Os alunos tiveram também que pesquisar sobre personagens como Turma da Mônica, Zé Carioca, Mônica, Cebolinha, Mafalda, Calvin, Haroldo e outros para que pudessem estar por dentro do assunto na hora de expor para os colegas no momento do Shopping.
A idéia de trabalhar a ação “Shopping de textos” com Histórias em Quadrinhos e com a turma do 7º ano “C” correspondeu a uma ação colaborativa com a professora de matemática, Clean, que estava desenvolvendo com os alunos do 7º abno “A”, “B” e “C” a produção de HQs com a história dos números inteiros. Então, em planejamento conjunto com ela, decidimos trabalhar com este gênero na ação.
De fato, a segunda parte do Shopping de Textos é a parte de exposição de todo este trabalho realizado em sala de aula. Durante a exposição, os alunos responsáveis pela a ação junto com a professora responsável apresentam para as turmas visitantes todo o trabalho realizado, explicam os passos que tiveram para chegar até ali, mostram e explicam as características do gênero em foco.

Registros da ação estão postados em vídeo neste blog com mesmo título da ação.

SHOPPING DE TEXTOS

FEIRA DAS PROFISSÕES (AÇÃO PPP/PDE 2010)

FEIRA DAS PROFISSÕES (AÇÃO PPP/PDE)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROJETO SOLETRANDO - Profª Juliane Sales


GOVERNO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Diretoria Regional de Araguaína

COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS

ANANÁS-TO

PROJETO SOLETRANDO (AÇÃO PPP/PDE)

AUTOR (A): Professora Juliane Pereira Sales


OBJETIVOS:

  • Envolver os alunos numa atividade lúdica de estudo da ortografia de palavras usuais da língua portuguesa.
  • Reconhecer os aspectos gramatical e de uso das palavras conforme definição e aplicação no discurso.

PARTICIPANTES:

Alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. 07 turmas ao todo.

O Número de palavras a serem soletradas são 50, distribuídas em 4 rodadas de 20 palavras, e uma de 10. As palavras foram retiradas de conteúdos estudados em sala de aula, do cotidiano e de conteúdos de matemática (termos muito usados pelos alunos durante as elaboraçoes das ações para o Projeto Geometria e Arte do último dia 18/05.)

METODOLOGIA:

  • Distribuir aos alunos uma lista de 50 palavras: termos do cotidiano, conteúdos trabalhados em sala e termos matemáticos:
  • Realização de uma prévia em sala de aula para escolha do grupo representante da turma na competição;
  • Trabalhar em sala regras de ortografia referente a s/ss/c/ç, c/ç, s/z, s/ss j/g, l/u;
  • Realização de dois soletrandos: um no horário matutino e outro no verspertino com dinâmica semelhante ao Soletrando do Caldeirão do Huck;
  • Para a soletração os alunos usarão um microfone e a palavra será digitada no teclado do computador e projetada na tela de projeção para que todos vizualizem. Os professores jurados usaram de dicionários e de uma lista de frases com as palavras e outra semelhante a entregue aos alunos antes do Soletrando com todas as palavras do jogo.
  • Não há premiação aparente.

RECURSOS

· Cópias de lista de palavras em A4;

· Microfone e caixa de som;

· Computador, projetor de imagens;

· Cadeiras;

· Galpão da esola;

· Diconários;


AVALIAÇÃO

· Os alunos devem memorizar as palavras que têm facilidade em confundir, dominar regras ortográficas e fonéticas para uso do s/ss/ç/c, por exemplo, e descobrir que pode-se ter maneiras mais divertidas de se aprender a ler e escrever corretamente. Para tanto, deve compreender as regras que determinam a escrita de determinada palavra, e assim, seu valor ortográfico na posição que ocupa no vocábulo.



REGRAS DO JOGO:

1ª – 1 grupo de quatro alunos representará sua turma participante do 6º ao 9º anos. Sendo este escolhido pela própria turma de alunos numa competição em sala entre grupos de quatro alunos. Se são 7 turmas, entre turma A e B de cada série/ano, então serão 7 grupos competidores.

2ª – Serão 4 rodadas de 50 plavras. Em cada rodada participa um aluno de cada grupo, formando assim um grupo de sete por cada rodada e o aluno vencedor de cada rodada é classificado para o grupo finalista.

3ª - Ao ser lançada a palavra para o aluno, este poderá pedir a definição da palavra a um dos jurados sua aplicação numa frase para que isso facilite sua soletração, ou sua definição no diconário;

4ª - Cada aluno tem 1 min. para pensar a palavra e começar a soletrá-la. Ao começar a soletrar, ao aluno não é permitido retornar ao início da soletração caso perceba algum erro de letra da palavra. O aluno deve iniciar apenas uma vez cada palavra e terminá-la, mesmo que perceba o erro.

5ª - Caso o aluno erre, ele tem a chance de esperar que o participante seguinte erre também para que ele tenha chance de continuar no jogo. Ao contrário, o participante seguinte acertar a soletração, no final da rodada o participante que errou é eliminado e não pode se classificar para a final;

6ª - haverá apenas um ganhador, aquele que conseguir chegar invicto ao final do jogo e junto com ele será também vencedora a turma que ele representar;

7ª – Não há premiação aparente; o jogo tem um objetivo de desenvolver habilidades para a escrita;

8ª – Apenas três jurados que deverão definir a palavra para o aluno ou ler a frase na qual a palavra é aplicada conforme escolha do locutor do jogo.


Julaine Pereira Sales/jslles23@blogspot.com

O slide que voce vê agora apresenta alguns registros da competição Soletrando, projetada por mim, com base no quadro do programa Caldeirão do Huck. É a segunda vez que realizamos a competição. A primeira foi em 2007, com termos e palavras retiradas de trechos de livros lidos pelos alunos. Este ano de 2010, optamos por trabalhar a ortografia referente às dificuldades de s/ss/ç/c, z/s/x e termos geométricos.
A atividade corresponde ao objetivo de desenvolver habilidades para domínio da escrita de palavras pelos alunos do 6º ao 9º anos.
No próximo ano letivo pretendemos realizar a competição com base nas regras do Novo Acordo Ortográfico.
Lembra-se aqui, que a ação faz parte do PPP(Projeto Político Pedagógico)/PDE (2010) da escola e que é o resultado final de um trabalho realizado em sala para estudo da ortografia de palavras em língua portuguesa.
Este ano pretendemos realizar também em língua inglesa.

SOLETRANDO COL. ESTADUAL GETÚLIO VARGAS, JUNHO DE 2010

O slide que você visualiza agora é o resumo de um trabalho de pesquisa e conclusão de curso de pós-graduação Leitura e Produção Escrita da UFT (latu senso) sobre a prática de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental orientada pelo programa de correção de fluxo Circuito Campeão, que apresentamos no VI Seminário de Educação do pólo da UFT em Miracema, Tocantins, em 2008.
O mesmo trabalho também virou artigo publicado no livro Ensino de Língua Materna e Literatura: diálogo entre formador e professor do professor Dr. Wagner Rodrigues Silva.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prática do professor de língua materna orientada por programa de gerenciamento da aprendizagem

ATIVIDADE ARTES - SIMETRIA

ATIVIDADE SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM

Leia os trechos de texto abaixo e identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:

a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves). (PERSONIFICAÇÃO)
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor. (METONÍMIA, CONTINENTE PELO CONTEÚDO)
c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque). (COMPARAÇÃO)
e) Sentou-se no braço da poltrona para descansar. (CATACRESE)
f) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente. (ANTÍTESE)
h) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro. (EUFEMISMO)
i) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor! (IRONIA)
j) Já lhe disse isso um milhão de vezes (HIPÉRBOLE)
l) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!” (PROSOPOPÉIA)
m) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa). (PROSOPOPÉIA)
nu) A Amazônia é o pulmão do mundo. (METÁFORA)
v) “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes) (ANTÍTESE)

OBS: as respostas a cada alternativa estão entre parênteses. Ressalto que há dúvidas na resposta correta da letra m)

Parábola do Professor

És o semeador da parábola.
Não te preocupes onde caem as sementes.
Semeia sempre .

A cada um será dado segundo as suas obras.
Se tua semente não germina , examina com
confiança tuas ações ;
faze tua auto-crítica : reconhece teus enganos; recomeça com teu exemplo, com humildade, lutando contra os desenganos da vida, semeando o amor, o respeito, a , a confiança no próximo e em Deus.

E se ainda, não brota a tua semente, insista sempre, com paciência, regando com amor a terra árida da sementeira alcançando o adubo da compreensão, removendo a mata da discórdia e deixando que a luz do sol da fé possa trazer seus raios para a floração perfeita da primavera .

E no fim de cada jornada de trabalho, ora a Deus pedindo-lhe amparo e proteção, para que tua paciência não falte, para que teu amor não se esgote.

Luta com confiança contra todos os obstáculos que possam surgir na caminhada de Mestre e Professor.

(autor desconhecido)

A você colega professor (a),

Toda sorte de bençãos na sua profissão.

Feliz dia do Professor!

15/10/2010

Por: Juliane Pereira Sales/jslles23@blogspot.com

Atividade : Números pares e ímpares


Aniversário