Translate

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DIVERSIDADE TEXTUAL


GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL
ATIVIDADE INTRODUTÓRIA SOBRE GÊNERO E TIPOLOGIA TEXTUAL

 Mikhail Bakhtin — pesquisador russo que, no início do século XX, dedicou-se aos estudos da linguagem e da literatura — foi o primeiro a empregar a palavra gêneros com um sentido mais amplo, referindo-se também às diferentes modalidades de texto que empregamos nas situações cotidianas de comunicação. Segundo Bakhtin, todos os textos que produzimos, orais ou escritos, apresentam um conjunto de características relativamente estáveis, tenhamos ou não consciência delas. Essas características configuram diferentes gêneros textuais, que podem ser caracterizados por três aspectos básicos coexistentes: o assunto, a estrutura e o estilo (procedimentos recorrentes de linguagem). fonte: http://sites.editorasaraiva.com.br/portalportugues/

Texto 1 - MULHERES PELA PAZ

Rivka, minha amiga iraniana israelense que acompanha todos os movimentos pela paz em Israel, contou para a Evelyn , minha irmã, que me contou:

Um grupo de mulheres israelenses e um grupo de mulheres palestinas, com problemas de excesso de peso, se juntaram para falar de seus problemas e tentativas de emagrecimento, com a ajuda de alguma ong, é claro. No começo elas não queriam se falar, mas depois, pouco a pouco, elas se deram conta de que seus problemas eram iguais e que elas eram iguais: apenas humanas.

Hoje leio na coluna do Merval Pereira: não há choque de civilizações, mas sim culturas diferentes.

E penso: a paz pode acontecer no cotidiano. Os políticos não sabem fazer a paz no Oriente Médio. Se delegassem de verdade esta tarefa às mulheres e aos artistas, logo haveria um Estado Palestino, hortas coletivas, pães bilingues, orquestras onde todos tocam junto, crianças cantando junto, tudo em árabe e hebraico.


Texto 2 - Lavadeiras de Moçoró

AS LAVADEIRAS DE MOÇORÓ, cada uma tem sua pedra no rio; cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo. As pedras têm um polimento que revela a ação de muitos dias e muitas lavadeiras. Servem de espelho a suas donas. E suas formas diferentes também correspondem de certo modo à figura física de quem as usa. Umas são arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas têm ar próprio, que não se presta a confusão.
A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se unifica ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a pedra a acompanha em surdina. Outras vezes, parece que o canto murmurante vem da pedra, e a lavadeira lhe dá volume e desenvolvimento.
Na pobreza natural das lavadeiras, as pedras são uma fortuna, jóias que elas não precisam levar para casa. Ninguém as rouba, nem elas, de tão fiéis, se deixariam seduzir por estranhos.



Texto 3

No meio do caminho

No meio do caminho tinha
uma pedra
Tinha uma pedra no meio
do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha
uma pedra
[...]

ANDRADE, C. D. Antologia
poética. Rio de Janeiro/
São Paulo: Record, 2000.
(fragmento).

TEXTO 4 



A personagem Garfield:  Garfield é um dos personagens de tirinhas principais da Série Quadrinhos da L&PM de autoria de Jim Daves.  Fonte: www.lpm.com.br

Questão:

A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos
revela que

(A) o texto 1 perde suas características de gênero poético ao ser vulgarizado
por histórias em quadrinho.

(B) o texto 2 pertence ao gênero literário, porque as escolhas linguísticas o
tornam uma réplica do texto 1.

(C) a escolha do tema, desenvolvido por frases semelhantes, caracteriza-os
como pertencentes ao mesmo gênero.

(D) os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade,
foram elaborados com finalidades distintas.

(E) as linguagens que constroem significados nos dois textos permitem
classificá-los como pertencentes ao mesmo gênero.



SUGESTÃO DE SITUAÇÃO DIDÁTICA:

Objetivo: reconhecer o conceito de gênero textual;

Metodologia: 

Leitura de interpretação oral dos textos

1. Leitura em voz alta pelo professor ou um aluno por texto;
2.  interpretação comentada através de questões de incentivo "o texto fala sobre..." "quem são os personagens...", este texto costuma aparecer em"; 
3. Identificação das características de cada texto apresentado: pedir que os alunos respondam a questão seguinte, introduzir o conceito de gênero a partir dos textos lidos levando os alunos a identificarem características de um texto em relação aos outros. Isso pode ser feito a partir das alternativas apresentadas na questão que segue os textos.

OBS: toda a aula deve ser feita por meio da conversa, levando os alunos à reflexão sobre os textos e por último a compreensão do conceito de gênero textual.


Avaliação:

Compreender o conceito de gênero textual

Nenhum comentário: