Translate

sábado, 16 de outubro de 2010

FEIRA DAS PROFISSÕES (AÇÃO)PPP/PDE 2010

Durante uma semana nas aulas de história, alunos do 6º ao 9º anos estudaram sobre profissões como: médico, dentista, jogador de futebol, produtor rural, veterinário, professor, advogado, contador e várias outras; desde a origem dessas profissões aos dias atuais. Com base neste estudo, juntamente com a professora de história prepararam um exposição oral sobre estas e outras profissões, que foi apresentada no dia 30 de abril com o nome de “Feira das Profissões”, ação 24 do PDE.

Terminada as exposições dos alunos sobre as diferentes profissões, todos vestidos a caráter para cada profissional representado, as turmas de alunos do 6º ao 9º anos foram convidadas a se dirigirem às suas classes com dois professores, reunirem-se de 2 a 4 grupos, escolherem uma dentre as profissões apresentadas, discutirem sobre ela e depois redigirem, sob orientação dos professores, pequenos manuais com base no que ouviram e entenderam dos colegas no momento das exposições .

A ação Oficina de Língua Portuguesa interdisciplinar com História, também do PPP/PDE, entrou como segunda parte da “Feira das Profissões”. Uma atividade de produção escrita de textos instrucionais, não mais envolvendo apenas as turmas de 8º e 9º anos, mas também as de 6º e 7º anos para que atendesse á mesma quantidade de alunos que a primeira ação.

No final do trabalho de produção, os alunos foram convidados a retornar ao Galpão da escola onde assistiram às exposições para apresentarem seus textos. A apresntação dos textos produzidos tinha o caráter avaliativo: a produção em si (pontuação, orotgrafia, paragrafação, coesaõ com o gênero), se o texto tinha ou não coerência com o que tinha sido falado sobre determinada profissão e profissinal, além de avaliar o nível de escrita dos alunos para a produção de texto instrucional.
Registros da Feira das profissões estão expostos neste blog no vídeo que leva o mesmo nome da ação.

Nenhum comentário: