Translate

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Recentemente desenvolvi um pesquisa-ação sobre Avaliação da Aprendizagem numa escola da cidade de Ananás em que trabalhei um palestra informativa/formativa sobre os aspectos da avaliação como processo reflexivo junto ao grupo de professoras que sentiam dificuldades no momento de definir sus prática nesta perspectiva.
Nos fundamentos de minha pesquisa, me chamou a atenção as considerações de Jussara Hoffmann sobre o tema, qual nã conhecia nada até o momento. Veja o vídeo em que a autora fala a respeito da Avaliação na escola, seu contexto histórico até então como processo classificatório, destacando como foco a avaliação na educação infantil.
Muito interessante a observação que a autora faz acerca do processo aaliativo que as pré-escolas e creches começaram a desenvolver com suas crianças. Segundo a autora, mesmo apontandom para uma avaliação de objetivos, a pr´-escola ainda procura o modelo do ensino regular: também classifica.
Segundo a autora, pelo contrário, a avaliação já nasce no próprio planejamento da aula. A avaliação é um pensar sobre.
Segundo Hoffmann o primeiro passo para valiar bem é observar o aluno, uma a um. Fazer um diagnóstico e planejar para o aluno.
Neste contexto, a avaliação é uma questão também de ensino.
Confira:

Nenhum comentário: