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terça-feira, 8 de novembro de 2011

O QUE É HIPERTEXTO?

 

O termo hipertexto foi criado por Ted Nelson e significa nesse princípio conceitual um sistema não linear para se buscar e/ou conseguir informações baseadas em ligações (enlaces) associativos entre documentos.

É em outras palavras, uma ligação de informações que estão a serviço de uma informação maior que está na superfície do hipertexto. Como o próprio termo se define pela junção do prefixo hiper: extenso, grande, muito grande; e texto: discurso. Um grande texto.

Mas essa extensão do hipertexto não se dá por meio de uma estrutura linear comum, como se esperaria de um texto organizado em páginas seguintes uma à outra como num livro. Não, a extensão do hipertexto obedece uma lógica própria conforme a necessidade de nova informação que vai surgindo no decorrer da leitura do mesmo. É como se fosse uma sobreposição, quase igual a um bolo de aniversário em camadas diversas, mas com interligações em que uma informação está a serviço da outra e vice-versa, completando e complementando o sentido global da informação principal.

O elemento principal do hipertexto são os links que tornam a leitura uma busca incessável pela informação. Esses elementos provocam mudanças no hábito de ler e escrever que vão se acentuando dentro de características como interatividade, não-linearidade da informação; incompletude; associação de ideias; liberdade de escolha; variedade e multiplicidade; interdisciplinaridade; heterogeneidade; seleção. Aguçando cada vez mais o modo de absorver a informação e de se desfazer dela também.

Algo importante a se dizer ainda é que o hipertexto também guarda perigos. Por isso o leitor e o escritor não podem ser ingênuos ao ponto de acharem que as informações por si criadas não sofrerão modificações. Outra coisa, é que neste tipo de forma textual, em que a liberdade e rapidez de acesso, assim como a multiplicidade exagerada (muitas vezes) das informações exigem um leitor consciente, seletivo e atento

Nesse mundo hipertextual, mudam-se também as formas de ensinar e aprender. O processo do ensino-aprendizagem sobressai à sala de aula e provoca no ensinante e aprendente uma necessidade de cooperação mútua.

A tecnologia do blog, por exemplo, oportuniza isso. Levar os alunos a ver-se dentro do próprio texto que criam, o mesmo podendo ser modificando, revisitado por e outros, acrescido e complementado por outras ideias. Sem falar no contexto interacional que passa a ser a metodologia principal da ação de ensinar e aprender.

Por Juliane Pereira Sales

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