TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
(OBS: através desta
atividade vamos conhecer um pouco mais sobre os diferentes gêneros textuais a
partir de sua finalidade)
Leia as receitas abaixo e analise-as conforme as questões.
Observe que o foco a perceber são os tipos e os gêneros textuais que dão forma
e finalidade a estes textos
Texto 1
Lasanha à recessão
gratinada
Ingredientes
1 membro presidenciável
da Academia de Letras
1 pitada de violência
1 ano de salário
congelado
2 salários de fome
(vulgo salário mínimo)
5 cidadãos desnutridos
crus
5 baldes de promessas
do tipo “prometo zelar pelos interesses do
povo brasileiro sem
jamais pensar em interesses pessoais”
3 tabletes de clichês
famosos como “O Brasil é um gigante adormecido”.
Modo de preparar
Deixe de molho por
algumas horas, nos baldes de promessas,
o ingrediente
presidenciável, os salários de fome e os cidadãos desnutridos crus.
Agora refogue o salário
congelado com a pitada de violência.
Misture os ingredientes
e leve ao forno quente para gratinar por duas horas.
Polvilhe com clichês
famosos e sirva em porções mínimas.
(retirado da web, com adaptações)
Texto 2
Espaguete com Brócolis e Tomate seco
400g de espaguete
1 xícara (chá) de
brócolis cozidos
1 tomate seco em
tirinhas
2 colheres (sopa) de
azeite
1 dente de alho picado
Sal e
pimenta-do-reino a gosto
Cozinhe
o macarrão em água quente abundante com sal.
Escorra
e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até
dourar.
Junte o brócolis e o tomate e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Ponha
o macarrão, mexa e sirva em seguida.
Texto 3
RECEITA DE PÃO
é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol
depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão
adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha
mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo
então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança
asse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida
é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol
depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão
adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha
mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo
então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança
asse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida
Roseana Murray
a)Os
textos acima podem ser classificados como:
(Marque mais de uma opção se possível)
(A)
crônicas
(B)
contos
(C)
receitas
(D)
artigo
de opinião
(E)
poemas
b)
Explique por que se pode afirmar que a receita 2 está ligada às atividades de
cozinhar, mas as receitas 1 e 3, não?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Observe
a estrutura textual das três receitas: em que elas são diferentes?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d) Com que objetivo,
ou finalidade, você acha que foi construído o texto da receita 1? (Se refere a que contexto social? Quem seriam
as pessoas a seguir tal receita? Para realizar o quê?)
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
e) Quais dos três
textos ligam-se às finalidades de criticar, ironizar e ensinar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
e) Os três textos
estão ligados à sequência narrativa, descritiva, injuntiva ou dissertativa? Por
quê?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.Leia o texto abaixo:
A
cigarra e a formiga
A
cigarra, sem pensar
Em
guardar
A
cantar passou o verão.
Eis
que chega o inverno, e então,
Sem
provisão na despensa,
Como
saída, ela pensa
Em
recorrer a uma amiga:
Sua
vizinha, a formiga,
Pedindo
a ela, emprestado,
Algum
grão, qualquer bocado
Até
o bom tempo voltar.
_até
agosto chegar,
Pode
estar certa a Senhora:
Pago
com juros e sem mora.
Obsequiosa,
certamente,
A
formiga não seria.
_
Que fizeste até outro dia?
Perguntou
á imprevidente.
_Eu
cantava, sim Senhora,
Noite
e dia sem tristeza.
_Tu
cantavas? Que beleza?!
Muito
bem: pois dança, agora...
Moral da história: Primeira
a obrigação, depois a diversão
FABRIQUILLA
Hoje é o aniversário do Guga, meu filho. Comemoramos em alto estilo, o
Luis, meu neto, nos presenteou com horas de sono. Descemos até o pueblo (Cenes de la Vega) e almoçamos
num restaurante simpático, um banquete: com a minha taça de vinho de Granada
ganhei um pratinho grátis de paella,
depois comemos uma salada maravilhosa, com atum espanhol, bacalhau fresco, lula
na brasa. Então pegamos a estrada para Guejar
Sierra e descemos até a beira do rio, chegamos num restaurante lindo que se
chama FABRIQUILLA, uma antiga estação de trem e era como se estivéssemos em
Visconde de Mauá, todo o verde, o rio encachoeirado, o cheiro da mata, a
umidade, me senti transportada, em casa.
Ontém fui ao mercado árabe de Granada. Impactante.
E amanha é meu último dia. Durmo em Madrid e dia 4, volto para Saquarema.
Ontém fui ao mercado árabe de Granada. Impactante.
E amanha é meu último dia. Durmo em Madrid e dia 4, volto para Saquarema.
ROSEANA MURRAY nasceu
no Rio de Janeiro, em 1950. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973,
pela Universidade de Nancy. Publicou
seu primeiro livro infantil em 1980 e desde então tem quase 60 títulos publicados.
Recebeu o Prêmio “O Melhor de Poesia” da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto,
ed. FTD), 1990 (Artes e Ofícios, ed. FTD) e 1997 (Receitas de Olhar), O Prêmio
APCA em 1990 com Artes e Ofícios e também recebeu o Prêmio Academia Brasileira
de Letras em 2002 com o livro Jardins em parceria com Roger Mello.Desde 1994
faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y
a)
Dos três textos, qual se caracteriza como uma
fábula?Que aspectos permite essa definição para o texto?
............................................................................................................................................................................................
b)
Qual dos três textos nos parece um trecho de
diário pessoal?Explique.
...........................................................................................................................................................................................
c)
O texto 3 apresenta informações sobre a vida
da poeta e escritora Roseana Murray. É uma Biografia, um texto sobre a vida de
alguém. As biografias basicamente têm como tema “a vida de uma pessoa”. No caso
deste texto, temos a vida de uma escritora. No entanto, este tema pode ser
abordado no texto a partir de diferentes objetivos. Pode-se escrever uma
biografia para relatar informações sobre o lado pessoal, lado profissional,
fatos relacionados a diferentes fazes da vida e das escolhas feitas pela pessoa
em cada uma delas, ou a descrição da obra desse autor ou das coisas realizadas
por ela. Em sua opinião, que aspectos ou informações sobre a vida da poeta são
relatadas na biografia de Roseana Murray ?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d)
Em quais dos três textos predomina a narração
nos três textos? Explique.
...............................................................................................................................................................................
3.Leia o texto abaixo:
BIOGRAFIA POÉTICA
De
metalúrgico
A
sindicalista.
Daí
foram 20 anos
À
presidência.
Quis
igualar a zero
Do
povo a fome
-Idealismo
de um sonhador! -
Dizem
muitos,
Fez
a história de um homem.
Popular
de muitos,
Querido
de poucos.
País
de todos, promessa cumprida?
Quase
por pouco.
Faltou-lhe
mais coragem
Não
de assumir sua história,
Esta
de todos é sabida
Mas,
da corrupção escapar.
Deixou
pra sempre na memória do povo
Que
vale a pena lutar.
Talvez
tenha sido um erro
Tornar-lhe
da Pátria O singular.
Por
oito anos, notável se fez,
Senão
por méritos honrosos,
Ao
menos por tornar concreta
Sua
Vez.
Juliane
P. Sales
a) Em
que gênero textual podemos caracterizar este texto? Explique.
..................................................................................................................................................
b) De
fato, o texto BIOGRAFIA POÉTICA cumpre
que finalidade (isto é, tem qual objetivo comunicativo?
.................................................................................................................................................................
4.
Depois de todo esse exercício de leitura, assinale as alternativas que melhor
traduzem conceitos sobre os tipos e gêneros textuais na atividade comunicativa
humana.
(A)
um texto é toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação e
comunicação que dependendo do contexto interativo-comunicativo e das intenções
de quem o produz (o interlocutor) se organiza em determinada forma (gênero) e
para determinado objetivo comunicativo (tipo textual).
(B)
todo gênero textual cumpre uma função comunicativa podendo ligar-se a uma
finalidade: narrar, descrever, convencer, informar, relatar, instruir, divertir
etc.
(C)as sequências
narrativas só podem ser encontradas em gêneros como fábulas, contos, crônicas
narrativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário