Translate

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013



TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS     
 (OBS: através desta atividade vamos conhecer um pouco mais sobre os diferentes gêneros textuais a partir de sua finalidade)

Leia as receitas abaixo e analise-as conforme as questões. Observe que o foco a perceber são os tipos e os gêneros textuais que dão forma e finalidade a estes textos

Texto 1
Lasanha à recessão gratinada
Ingredientes
1 membro presidenciável da Academia de Letras
1 pitada de violência
1 ano de salário congelado
2 salários de fome (vulgo salário mínimo)
5 cidadãos desnutridos crus
5 baldes de promessas do tipo “prometo zelar pelos interesses do
povo brasileiro sem jamais pensar em interesses pessoais”
3 tabletes de clichês famosos como “O Brasil é um gigante adormecido”.

Modo de preparar
Deixe de molho por algumas horas, nos baldes de promessas,
o ingrediente presidenciável, os salários de fome e os cidadãos desnutridos crus.
Agora refogue o salário congelado com a pitada de violência.
Misture os ingredientes e leve ao forno quente para gratinar por duas horas.
Polvilhe com clichês famosos e sirva em porções mínimas.
                                                                           (retirado da web, com adaptações)

Texto 2
Espaguete com Brócolis e Tomate seco
400g de espaguete
1 xícara (chá) de brócolis cozidos
1 tomate seco em tirinhas
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto                              

Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal.
Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até 
dourar. Junte o brócolis e o tomate e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida.


Texto 3


RECEITA DE PÃO

é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol

depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão

adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha

mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo

então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança

asse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida

Roseana Murray




a)Os textos acima podem ser classificados como:  (Marque mais de uma opção se possível)

(A)   crônicas
(B)   contos
(C)   receitas
(D)  artigo de opinião
(E)   poemas

b) Explique por que se pode afirmar que a receita 2 está ligada às atividades de cozinhar, mas as receitas 1 e 3, não?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Observe a estrutura textual das três receitas: em que elas são diferentes?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................                                            

d) Com que objetivo, ou finalidade, você acha que foi construído o texto da receita 1? (Se refere a que contexto social? Quem seriam as pessoas a seguir tal receita? Para realizar o quê?)
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
e) Quais dos três textos ligam-se às finalidades de criticar, ironizar e ensinar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
e) Os três textos estão ligados à sequência narrativa, descritiva, injuntiva ou dissertativa? Por quê?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2.Leia o texto abaixo:
A cigarra e a formiga


A cigarra, sem pensar
Em guardar
A cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então,
Sem provisão na despensa,
Como saída, ela pensa
Em recorrer a uma amiga:
Sua vizinha, a formiga,
Pedindo a ela, emprestado,
Algum grão, qualquer bocado
Até o bom tempo voltar.
_até agosto chegar,
Pode estar certa a Senhora:
Pago com juros e sem mora.
Obsequiosa, certamente,
A formiga não seria.
_ Que fizeste até outro dia?
Perguntou á imprevidente.
_Eu cantava, sim Senhora,
Noite e dia sem tristeza.
_Tu cantavas? Que beleza?!
Muito bem: pois dança, agora...
Moral da história: Primeira a obrigação, depois a diversão



FABRIQUILLA
Hoje é o aniversário do Guga, meu filho. Comemoramos em alto estilo, o Luis, meu neto, nos presenteou com horas de sono. Descemos até o pueblo (Cenes de la Vega) e almoçamos num restaurante simpático, um banquete: com a minha taça de vinho de Granada ganhei um pratinho grátis de paella, depois comemos uma salada maravilhosa, com atum espanhol, bacalhau fresco, lula na brasa. Então pegamos a estrada para Guejar Sierra e descemos até a beira do rio, chegamos num restaurante lindo que se chama FABRIQUILLA, uma antiga estação de trem e era como se estivéssemos em Visconde de Mauá, todo o verde, o rio encachoeirado, o cheiro da mata, a umidade, me senti transportada, em casa.
Ontém fui ao mercado árabe de Granada. Impactante.
E amanha é meu último dia. Durmo em Madrid e dia 4, volto para Saquarema.

ROSEANA MURRAY nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973, pela Universidade de Nancy. Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 e desde então tem quase 60 títulos publicados. Recebeu o Prêmio “O Melhor de Poesia” da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1990 (Artes e Ofícios, ed. FTD) e 1997 (Receitas de Olhar), O Prêmio APCA em 1990 com Artes e Ofícios e também recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 com o livro Jardins em parceria com Roger Mello.Desde 1994 faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y

a)            Dos três textos, qual se caracteriza como uma fábula?Que aspectos permite essa definição para o texto?
............................................................................................................................................................................................
b)            Qual dos três textos nos parece um trecho de diário pessoal?Explique.
...........................................................................................................................................................................................
c)            O texto 3 apresenta informações sobre a vida da poeta e escritora Roseana Murray. É uma Biografia, um texto sobre a vida de alguém. As biografias basicamente têm como tema “a vida de uma pessoa”. No caso deste texto, temos a vida de uma escritora. No entanto, este tema pode ser abordado no texto a partir de diferentes objetivos. Pode-se escrever uma biografia para relatar informações sobre o lado pessoal, lado profissional, fatos relacionados a diferentes fazes da vida e das escolhas feitas pela pessoa em cada uma delas, ou a descrição da obra desse autor ou das coisas realizadas por ela. Em sua opinião, que aspectos ou informações sobre a vida da poeta são relatadas na biografia de Roseana Murray ?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d)            Em quais dos três textos predomina a narração nos três textos? Explique.
...............................................................................................................................................................................
3.Leia o texto abaixo:


BIOGRAFIA POÉTICA
De metalúrgico
A sindicalista.
Daí foram 20 anos
À presidência.

Quis igualar a zero
Do povo a fome
-Idealismo de um sonhador! -
Dizem muitos,
Fez a história de um homem.

Popular de muitos,
Querido de poucos.
País de todos, promessa cumprida?
Quase por pouco.

Faltou-lhe mais coragem
Não de assumir sua história,
Esta de todos é sabida
Mas, da corrupção escapar.

Deixou pra sempre na memória do povo
Que vale a pena lutar.
Talvez tenha sido um erro
Tornar-lhe da Pátria O singular.
Por oito anos, notável se fez,
Senão por méritos honrosos,
Ao menos por tornar concreta
Sua Vez.

Juliane P. Sales         


a)     Em que gênero textual podemos caracterizar este texto? Explique.
..................................................................................................................................................
b)    De fato, o  texto BIOGRAFIA POÉTICA cumpre que finalidade (isto é, tem qual objetivo comunicativo?
.................................................................................................................................................................
4. Depois de todo esse exercício de leitura, assinale as alternativas que melhor traduzem conceitos sobre os tipos e gêneros textuais na atividade comunicativa humana.
(A) um texto é toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação e comunicação que dependendo do contexto interativo-comunicativo e das intenções de quem o produz (o interlocutor) se organiza em determinada forma (gênero) e para determinado objetivo comunicativo (tipo textual).
(B) todo gênero textual cumpre uma função comunicativa podendo ligar-se a uma finalidade: narrar, descrever, convencer, informar, relatar, instruir, divertir etc.
(C)as sequências narrativas só podem ser encontradas em gêneros como fábulas, contos, crônicas narrativas.

Nenhum comentário: