SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE POEMA
6º E 7º ANOS
– Escola Paroquial São Pedro
Esta sequência
pode ser aplicada a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental que tenham
sido introduzidos ao conteúdo de verbos e tempos verbais e estejam estudando o
gênero poético:
I
INFÂNCIA (Lalau)
Chutei bola na chuva,
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,
Xinguei a professora,
Apanhei dos mais velhos,
Bati nos mais novos,
Quebrei uma duzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,
Tremi de medo,
Escorreguei na lama,
Fiz xixi na cama,
Soltei pipa,
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,
Ganhei um presente,
Tive dor de dente,
Caí do muro,
Chorei no escuro,
Faltei na escola,
Descobri um tesouro,
Sonhei com besouro,
Libertei passarinho,
Fui uma história em quadrinho
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,
Xinguei a professora,
Apanhei dos mais velhos,
Bati nos mais novos,
Quebrei uma duzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,
Tremi de medo,
Escorreguei na lama,
Fiz xixi na cama,
Soltei pipa,
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,
Ganhei um presente,
Tive dor de dente,
Caí do muro,
Chorei no escuro,
Faltei na escola,
Descobri um tesouro,
Sonhei com besouro,
Libertei passarinho,
Fui uma história em quadrinho
INTERPRETAÇÃO
1. Sobre o que o poema está falando?
2. Veja os versos:
Chutei bola na chuva,
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,(...)
Roubei laranja, banana,
Goiaba e uva,(...)
Quebrei uma duzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,(...)
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,(...)
Soltei pipa,
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,(...)
Esfolei o joelho,
Criei um coelho,
Andei no mato,
Perdi um sapato,
Pesquei na represa,(...)
a) Na sua opinião, quem está falando
sobre suas brincadeiras de infância? Um menino ou uma menina? Por quê?
b) Na sua opinião, esse menino ou menina
ainda são crianças ou não? Por quê?
c) Esse menino ou menina foi uma criança
feliz? Por quê?
d) Você também brinca ou já brincou de
algumas dessas brincadeiras?
3. O texto Infância é um:
( ) conto ( ) poema ( ) notícia
4. Quantos versos há?
5. Quantas estrofes?
6. Você viu ao final de cada verso que
as palavras combinam os sons uva/chuva, novos/ovos, joelho/coelho. Isso nós
chamamos de rimas do poema. Pense em
rimas e complete os pares de palavras:
Banana/............
Bola/...............
Porta/.............
Céu/.................
Mel/................
Uva/..................
ANÁLISE LINGUÍSTICA
7. Veja as palavrinhas destacadas neste
trecho do poema. Que tipo de palavras são essas?
( ) substantivos (
) verbos ( ) adjetivos
8.Complete
as famílias de palavras:
verbo
|
substantivo
|
adjetivo
|
quebrar
|
quebra
|
quebradiço
|
rachar
|
||
escorregão
|
escorregadio
|
9.No poema o poeta nos conta sobre as brincadeiras que fazia
quando criança. Para isso ele usa os verbos no:
( )passado (
) presente ( ) futuro
11.Complete
a tabela dos verbos:
passado
|
presente
|
futuro
|
Forma natural
|
andei
|
ando
|
andar
|
|
fui
|
irei
|
ir
|
|
faço
|
farei
|
||
perdi
|
perco
|
perder
|
12.Reescreva
os versos abaixo, passando os verbos para o futuro:
PRESENTE FUTURO
Fiz
xixi na cama ............................
.................................
Soltei pipa .............................. ................................
Criei um coelho ... ........................... ................................
Andei no mato ............................ .................................
Perdi um sapato ........................... .................................
Soltei pipa .............................. ................................
Criei um coelho ... ........................... ................................
Andei no mato ............................ .................................
Perdi um sapato ........................... .................................
PROPOSTA DE PRODUÇÃO
(POEMA)
Você viu que
no poema todos os verbos estão no passado (pretérito perfeito do indicativo). Isso porque o eu-lírico (a voz
do poema) que já não é mais criança, fala da sua infância passado, das
brincadeiras que fazia. Certo!
EU-LÍRICO: É O TERMO QUE SE DÁ À VOZ DO POEMA. NUMA COMPARAÇÃO SIMPLES SERIA O NARRADOR DO POEMA.
Agora,
coloque-se no lugar do poeta, você que ainda é criança ou adolescente, e tente
imaginar o que você fará no futuro quando for adulto, as atividade ou coisas
que você queira realizar.
Imaginou?
Agora, escreva um pequeno poema, de versos curtos,
assim como o poema de Lalau. Para isso, use os verbos ser, fazer, comprar,
construir, trabalhar, namorar, casar, viajar ou outros que identifiquem o que
você deseja fazer quando crescer. só que com os verbos no futuro. Observe o
modelo:
Um comentário:
Muito relevante para o estudo dos nossos alunos pois é de fácil compreensão.Tenho certeza que os professores atuantes estão muito felizes com sua contribuição.arrasou professora Juliane.
Postar um comentário