Juliane Pereira Sales
O texto de Caldas aborda sobre o uso da mídia impressa na sala de aula como objeto de aprendizagem da leitura pelos alunos da escola de Ensino Fundmaental.
A autora destaca que há um uso excessivo do jornal impresso, mas esse uso é fregmentado pela predominância da leitura de trechos de notícias e reportagens nos livros didáticos. A autora admite a importância da narrativa jornalística para o processo de ensino-aprendizagem da leitura na escola, mas chama a atenção para a qualidade desta narrativa e a necessidade de uma leitura mais crítica.
Este acesso fragmentado à mídia impressa de fato não permitie que o aluno apreenda os diferentes processos que estão por traz dos textos jornalístico antes, durante e depois de sua publicação. Também não possiblita uma leitura mais atenta e crítica dos acontecimentos e do mundo por meio dos processos de produção da informação e do conhecimento.
A autora admite a importância da integração entre educadores e jornalistas no sentido da compreensão do processo de produção da impressa. Principalemnte no que se refere à construção da linguagem jornalística dentro do ocntexto da produção da informação ao ocnhecimento. De fato, ressalta a necessidade da mídia, da imprensa como um veículo de informação e de percepção do mundo pelo aluno, desde que o educador esteja ciente do seu papel nesta tarefa de levar o aluno por essa leitura. Isto signgifica que é preciso preparação e formação necessária para o educador na escola para que a mídia impressa seja um veículo de mediação d aparendizagem e do conhecimento pelo aluno.
A autora destaca que há um uso excessivo do jornal impresso, mas esse uso é fregmentado pela predominância da leitura de trechos de notícias e reportagens nos livros didáticos. A autora admite a importância da narrativa jornalística para o processo de ensino-aprendizagem da leitura na escola, mas chama a atenção para a qualidade desta narrativa e a necessidade de uma leitura mais crítica.
Este acesso fragmentado à mídia impressa de fato não permitie que o aluno apreenda os diferentes processos que estão por traz dos textos jornalístico antes, durante e depois de sua publicação. Também não possiblita uma leitura mais atenta e crítica dos acontecimentos e do mundo por meio dos processos de produção da informação e do conhecimento.
A autora admite a importância da integração entre educadores e jornalistas no sentido da compreensão do processo de produção da impressa. Principalemnte no que se refere à construção da linguagem jornalística dentro do ocntexto da produção da informação ao ocnhecimento. De fato, ressalta a necessidade da mídia, da imprensa como um veículo de informação e de percepção do mundo pelo aluno, desde que o educador esteja ciente do seu papel nesta tarefa de levar o aluno por essa leitura. Isto signgifica que é preciso preparação e formação necessária para o educador na escola para que a mídia impressa seja um veículo de mediação d aparendizagem e do conhecimento pelo aluno.
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